FALA MESTRE!!!

Este espaço é dedicado à publicação dos textos e produções  dos educadores e educadoras de nossa escola.

Prof. Leonardo
Projeto Matemática Avançada


A ideia do Projeto de Matemática Avançada surgiu em 2011. A direção da escola abraçou esse grande desafio ao entender que os alunos do 9º ano precisavam de um espaço onde pudessem aumentar seus conhecimentos, sobretudo em Matemática, Português, Física e Química. 

Prof. Léo com a turma de 2013
Assim, além do crescimento pessoal, eles teriam mais chances de crescer profissionalmente, uma vez que o projeto auxilia na preparação dos educandos para vestibulinhos de escolas como o Instituto Federal de Educação, ETEC, SENAI entre outras, que dão valor ao esforço e ao talento.

Prof. Ms. Leonardo Neman (Mestre em Matemática pela UFABC)
***************************************************************************************************************************

Estudando o Futebol de Campo:
“mas, só temos quadra na escola professor”!
  
Professor Luis
Olá pessoal, irei descrever o caminho percorrido no inicio do 1º semestre de 2013 com as turmas da 7ª séries A, B, C, D no estudo do Futebol de Campo.
Iniciamos o ano de 2013 mapeando as práticas corporais que acontecem no entorno de nossa escola. 

Encontramos diversas práticas, porém, decidimos estudar o Futebol, mais precisamente o Futebol de Campo, pois, muitas de nossas crianças participam de escolinhas desta modalidade esportiva.

 Para começar o estudo, as crianças disseram o que
conheciam sobre o esporte, questionando muito o fato da escola não possuir campo para a prática, por conta disso, cada sala sugeriu maneiras de jogar, adaptando as regras de acordo com as características da turma. 



 


Também vivenciamos maneiras de treinar os fundamentos do futebol explicado pelas crianças que possuíam experiências com a prática (inclusive meninas contribuíram neste momento do estudo) e realizamos discussões acerca de textos e vídeos que tratavam do ínico do Futebol Feminino em nosso país.



Para ajudar a entender melhor este aspecto, organizamos uma
entrevista com duas meninas da 8ª série (Fábia e Gyslaine) que jogam Futebol em equipes do próprio bairro. 

Elas responderam perguntas e demonstraram o que sabiam na quadra explicando alguns dribles que conheciam.
Tentando dar conta do fato da afirmação das crianças em relação a escola não ter campo de futebol, organizamos uma saída pedagógica ao CDC Jardim Helena para podermos vivenciar o Futebol de Campo e conhecermos melhor o jogo no seu espaço de origem.
Para finalizarmos o estudo, construímos uma autoavaliação sobre o que conseguimos aprender durante o trabalho.




 Quero agradecer muito a toda equipe Gestora do Raimundo
Correia, ao Sr. Marcos, presidente do CDC Jardim Helena, a Professora Irani e o Professor Aparecido que nos acompanharam em nossa ida ao campo e as crianças que foram as pessoas que construíram o trabalho.

Muito Obrigado e forte abraço a todos e a todas!!!













 









Professor Luiz com a turma da 7ª série no dia 13 de maio
Professor Luis, Professor Aparecido com os alunos e alunas da 7ª série no dia 20 de maio
********************************************************************************************************************************************************

Ampliando os olhares sobre a Capoeira
Professor Everton

Olá pessoal, venho por meio deste relatar o estudo que foi realizado juntamente com os(as) alunos(as) dos 1os Anos C e D, 2os Anos A, B e C e 5ª série A (Prof. Luis Alberto) e também com os(as) alunos(as) dos 4os Anos A, B, e C e 5as séries B e C (Prof. Everton), sobre a capoeira.

Alunos do 2º ano observam ilustrações com golpes de capoeira
O tema surgiu a partir de uma conversa com os alunos, onde os mesmos puderam relatar as práticas corporais que já tinham estudado e vivenciado em anos anteriores, dentro e fora da escola, e também através de atividades sugeridas como: desenhar o trajeto que faziam ao ir da escola para casa, identificando brincadeiras, lutas, dança, esportes e ginásticas, presentes neste caminho. A partir destas ações, pôde-se perceber uma marcante presença da capoeira no entorno escolar, assim como no universo experiencial dos educandos.

Depois foram para a prática dos movimentos
No decorrer do processo de estudo desta manifestação corporal, conhecemos e reconhecemos alguns golpes presentes na luta, os estilos da capoeira, as vestimentas utilizadas pelos praticantes, os instrumentos musicais que embalam a roda de capoeira, e o contexto de criação desta manifestação, entendendo-a como um movimento de resistência da população negra e escrava presente no Brasil, contra os abusos e maus tratos sofridos. 




Puderam vivenciar o que haviam estudado em aula

Todo esse processo foi permeado pela fala dos alunos, pela fala dos professores, leitura de textos, vídeos e imagens. Além disso, recebemos a visita do Grupo de Capoeira Arca de Noé (cuja instalação se situa no próprio bairro onde a escola se localiza), que na figura do Professor Lonã, pode responder à algumas questões elaboradas pelas crianças, fazer novos comentários, e mostrar um pouco dos estilos da capoeira.



Alunos e alunas da 5ª série praticando na quadra
Vale ressaltar também que, durante o estudo, fizemos algumas discussões acerca dos conceitos religiosos que estariam atrelados a capoeira, buscando entender e compreender os motivos pela qual tais conceitos, muitas vezes, são vistos, ouvidos e falados a partir de uma postura negativista e mistificada.
Finalizando o trabalho, algumas turmas construíram livros onde puderam registrar, em forma de textos e desenhos, os conteúdos discutidos ao longo das aulas.


Os alunos estudando os movimentos da Capoeira

É isso aí galera...acredito que pudemos aprofundar e ampliar um pouco mais o nosso olhar sobre esta importante manifestação corporal que contém um pouco das raízes brasileiras.

Não podemos esquecer de agradecer a todos, e à todas, aqueles(as) que contribuíram com este processo: alunos e alunas das séries envolvidas, Equipe de Gestão e Coordenação, e Apoios Escolares!!

Um grande abraço.

Alunos e alunas do 1º ano numa roda de capoeira

Prática de Capoeira na quadra


Meninos e meninas estudam os movimentos antes de irem para a prática





Visita do Grupo de Capoeira Arca de Noé

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer ainda mais sobre a prática da Capoeira















Os alunos e alunas ouviram atentamente às respostas das perguntas que fizeram ao Mestre Lonã



Ao final assistiram a uma apresentação de alunos do grupo Arca de Noé

3 comentários:

  1. Parabéns aos professores Everton e Luis pela iniciativa de ampliar os horizontes dos alunos e valorizar a cultura brasileira, através de manifestações corporais diferentes daquelas a que os alunos estão habituados.

    ResponderExcluir
  2. adorei a ida a quadra foi super divertida uma coisa diferente do que apenas praticar na escola até porque distrai um pouco tambem e conhecemos mais sobre o futebol de campo...... parabéns mestre Luiz

    ResponderExcluir
  3. Excelente iniciativa do cursinho de matemática, além dos alunos e alunas terem a oportunidade de aperfeiçoar o que já sabem eles também deixam de ficar na rua sem fazer nada. Parabéns Prof. Léo.

    ResponderExcluir